top of page

A intenção do presente


E quando chega a época dos presentes? E quando a quantidade anima mais do que a qualidade? E quando a marca supera a intenção? Na última semana aconteceu algo que merece despertar a discussão: No final de uma manhã, dentro do shopping, na fila do caixa de uma loja de marca de roupa e acessórios, reconhecida nacionalmente e internacionalmente, havia uma das clientes em minha frente, cheia de produtos a serem adquiridos, como presentes, para o final de ano. Ao chegar a sua vez, ela foi informada pela funcionária da loja, que estavam sem embalagens para presentes (elas chegariam no final da tarde do mesmo dia) e que no momento estariam alocando as peças nas sacolas da própria loja selada com um adesivo, também da marca. Após ouvir a informação, a face da cliente imediatamente traduziu sua insatisfação. A cliente afirma que as embalagens para presentes, com o nome da loja, são um fator decisivo na compra, não tendo sentido portanto concluir a compra no momento, e que voltaria mais tarde, quando as embalagens para presente estivessem disponíveis. Ao assistir de camarote toda a cena, não pude evitar de questionar mentalmente onde chegamos. Se deslocar da sua casa até um shopping repleto de opções, escolher uma determinada loja, dentro dela, selecionar diversos presentes, se dispor a ficar na fila, aguardando concluir a compra e quando finalmente está prestes a finalizar todo o processo, desistir de tudo, apenas porque a embalagem de presente (que carrega o nome da marca) não está disponível. Onde fica a intenção do presente? Comprar pela marca? Comprar por comprar? Ou comprar porque você viu algo que lhe lembrou de alguém por quem você tem carinho? O capitalismo e a moda vêm conduzindo comportamentos que nos fazem esquecer muitas vezes do sentido por trás das nossas ações. Independente do valor, se for adquirir algo na intenção de presentear alguém, encontre e compre somente após achar algo que lhe remeteu a pessoa que você quer presentear. Isso diz muito mais do que o nome de uma loja, isso é muito mais profundo, muito mais complexo, muito mais bonito, muito mais humano! Existe diferença entre dar um objeto e presentear alguém. Faça de coração!


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Tags
bottom of page